Chat online: entenda como funciona essa ferramenta de atendimento

O atendimento através de chat online vem revolucionando e estreitando o relacionamento e a comunicação entre pessoas e empresas.

Essa ferramenta vem se tornando cada vez mais popular, justamente por unir vantagens para clientes e lojistas. As pessoas se comunicam apenas pelo meio digital, cada vez mais rápido e eficiente, enquanto empreendedores precisam atender o maior número de pessoas possível, sem perder a qualidade.

É nessa hora que o chat online entra como protagonista.

Neste artigo, vamos explicar o funcionamento dessa ferramenta e como você pode implementá-la de maneira que funcione. Confira!

Saiba mais sobre o chat online.

O que é o chat online e por que usá-lo?

O chat online,= nada mais é do que um sistema de atendimento por mensagens que pode ser instalado dentro do seu site ou e-commerce.

A partir desse sistema, o cliente consegue enviar mensagens para sua empresa, que pode responder em um diálogo instantâneo com o comprador.

De acordo com dados do Hubspot, cerca de 90% dos lojistas consideram o chat online uma excelente alternativa para falar com consumidores. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria dos clientes prefere chat online e WhatsApp quando precisa de algum tipo de atendimento, seguido de e-mail e telefone.

Isso acontece principalmente porque o chat permite uma comunicação imediata, assim como acontece nos aplicativos atuais de comunicação e redes sociais. Assim, o cliente fica mais satisfeito com o atendimento, consegue tirar suas dúvidas sobre os produtos mais rápidos, além de resolver problemas.

Quais motivos para usar o chat online?

Dá maior agilidade nas respostas

Quando o cliente está com dúvidas, o ideal é que isso seja esclarecido o mais rápido possível. Portanto, com canais de comunicação como e-mails, redes sociais ou até mesmo telefone, o cliente acaba esperando por um retorno por mais tempo, o que acaba fazendo com que ele desista da compra.

O chat online é imediato e ajuda a reverter esse cenário.

Deixa o cliente seguro e satisfeito

A experiência do cliente deve ser considerada nas estratégias do seu e-commerce. Assim, fevido ao atendimento diferenciado do chat, o cliente se sente mais seguro e satisfeito, fazendo com que a sua experiência se torne mais positiva, aumentando a confiança no seu e-commerce.

Aumenta o número de vendas

Cliente satisfeito compra e volta para comprar mais. Por isso, o chat online é tão importante. É a partir dele que o cliente tirará possíveis dúvidas sobre o produto, entrega, serviço ou até mesmo pontuar alguma dificuldade. Dessa forma, você consegue ajudar e o cliente fecha a compra naquele mesmo momento.

Baixo custo

Atualmente, existem muitas plataformas de e-commerce no mercado que oferecem a implementação do serviço de chat online por um preço acessível. Existem também plataformas gratuitas, mas com recursos limitados.

De qualquer forma, uma delas é a melhor opção para o seu e-commerce.

Como ter um bom atendimento no chat online?

Humanize o atendimento

Seus clientes não podem se sentir falando com robôs, então é muito importante prestar um atendimento humanizado, deixando claro para o comprador que ele está falando com um atendente e interagindo com um ser humano.

Seja empático

Quando um cliente procura pela empresa, normalmente ele está enfrentando um problema ou tendo uma dúvida. Nesses casos, seja empático, procure se colocar no lugar do cliente.

A empatia é primordial no atendimento ao cliente em qualquer que seja o canal, principalmente usando a mesma linguagem do cliente, diminuindo termos técnicos ou linguagens coloquiais.

Também é muito importante ser prestativo, respondendo quaisquer que sejam as dúvidas do cliente, deixando claras todas as objeções.

Domine o assunto

Muitas vezes, pela necessidade de resolver os problemas rapidamente, a loja acaba informando errado ou não informando da melhor maneira o usuário.

Sendo assim, caso você não saiba a resposta, é preferível indicar ao cliente que ele abra um chamado ou envie um e-mail para o setor específico. A sua empresa não pode passar informações erradas para o cliente.

O ideal é que sua equipe seja treinada para que problemas assim não sejam frequentes.

Conclusão

Ter um bom canal de comunicação com o cliente é essencial para a sua empresa e, claro, para o seu público. Hoje, quem não utiliza dessas ferramentas possui uma grande defasagem e um atraso no mercado.

O chat online pode entregar muitas possibilidades para seu site e destacar seu negócio em meio à concorrência.

Leia também: Muito além dos chatbots: leve seu atendimento para outro nível

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Chat online: entenda como funciona essa ferramenta de atendimento. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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