Quando o assunto é ganhar dinheiro online, o programa de afiliados em e-commerce está sempre na lista. Mas será que ainda é possível ter sucesso no mercado digital em 2022?
Felizmente, a resposta é sim. Porém, como há muitas pessoas e empresas atuando na área, mais do que nunca é preciso se destacar em meio à multidão. Ou seja, encontrar formas de aumentar sua taxa de conversão e, consequentemente, faturar mais.
Pensando nisso, neste artigo, reunimos as principais estratégias que você pode adotar para obter bons resultados como afiliado. Então, separe papel e caneta para anotar nossas dicas e boa leitura!
O que é o programa de afiliados?
Antes de tudo, vamos explicar o que é o programa de afiliados para que não reste nenhuma dúvida.
Basicamente, trata-se de um modelo de negócio que funciona como uma grande rede de conexão, em que pessoas com interesses em comum se ajudam a crescer no mercado digital. Nesse caso, essas pessoas são o afiliado e o produtor.
O produtor é quem cria o produto que será vendido no ambiente digital, como e-books, softwares e videoaulas. Já o afiliado é aquele que divulga e comercializa esse produto na web, em troca de um percentual de comissão sobre cada venda.
Para que você entenda melhor, essa relação é bastante semelhante à que existe entre corretores terceirizados e imobiliárias – o corretor divulga o imóvel e recebe uma comissão sobre a venda ou o aluguel.
Mas entre o afiliado e o produtor, em específico, normalmente a parceria ocorre por intermédio de uma plataforma, a fim de garantir a segurança de ambas as partes. Existem diversos sites de afiliados, mas os que costumam ser mais populares são: Hotmart, Eduzz, Lomadee, Amazon e Monetizze.
Quatro estratégias para ter sucesso no programa de afiliados em e-commerce
Agora que você já sabe o que é o programa de afiliados, confira abaixo as principais táticas para ser bem-sucedido no mercado digital em 2022.
1. Invista em SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução livre) e, de forma geral, consiste em técnicas de otimização para sites e blogs.
Ao aplicar SEO em sua estratégia de afiliado, você melhora o ranqueamento do seu site ou blog e aumenta as suas chances de aparecer na primeira página do Google, onde se concentra a maior quantidade de cliques.
Quanto maior for o número de acessos à sua página, maior pode ser a possibilidade de conversão. E, quanto mais vendas forem realizadas, mais alto será o valor da sua comissão.
Existem dois tipos de estratégias SEO: on page e off page. Saiba mais sobre cada uma delas.
SEO on page
No SEO on page, como o próprio nome indica, os aspectos analisados estão no interior do site ou blog. São eles:
URL amigável
Ter uma URL amigável e limpa contribui bastante para o ranqueamento. Portanto, seja objetivo: evite códigos, números e palavras-chave longas. Assim, você passa credibilidade para os leitores e, se seu site for indicado, a chance de acesso ao link é maior.
- URL amigável: seusite.com/receitas/torta-de-limao
- URL não amigável: seu.com/receitas/index.php?/receita-torta-de-limao-6778GgxJkL
Tempo de carregamento da página
Uma página leve que carrega rapidamente influencia os algoritmos do Google e contribui para o ranqueamento do seu site.
Design
O design da sua página deve ser limpo e intuitivo para que a experiência de navegação do usuário seja positiva. Por esse motivo, garanta que o leitor consiga acessar todas as funcionalidades do seu site com facilidade.
Além disso, dê uma atenção especial à versão mobile do layout. Para fins de ranqueamento, o Google considera a navegabilidade da página por meio de dispositivos móveis.
Heading titles
Heading titles são os títulos e subtítulos do conteúdo. É necessário usar as opções de títulos que a plataforma onde seu site é hospedado oferece, pois é dessa forma que o Google os reconhece.
Além disso, a estrutura da página fica bem mais organizada e agradável para leitura, fazendo com que o usuário navegue por mais tempo no seu site e consuma mais conteúdos.
Palavras-chave
A palavra-chave é um termo composto por uma ou mais palavras que resume o assunto de um artigo. Em SEO, ela é usada para otimizar pesquisas e ranquear conteúdos.
Como afiliado, você precisa saber quais são as palavras-chave mais buscadas do momento, e sites como SEMrush e Ubersuggest oferecem esse tipo de informação.
Head tail e long tail
Head tail são “palavras de cauda curta”, ou seja, termos genéricos com um grande volume de buscas. Já long tail são “palavras de cauda longa”, termos focados em um determinado público.
As head tails não são recomendadas para iniciantes, pois é difícil ranqueá-las. Dessa forma, as long tails são a melhor opção para um programa de afiliados em e-commerce, pois, ainda que o tráfego seja menor, os usuários que chegam estão mais dispostos a executar uma ação.
- head tail: torta de morango
- long tail: receita de torta de morango com ganache de chocolate
A busca por “torta de morango” é gigantesca, mas pode ser feita com diversos objetivos diferentes. Embora a procura por “receita de torta de morango com ganache de chocolate” seja menor, o leitor que acessar seu site está decidido a fazer essa torta.
Com todas essas especificações, certamente esse visitante está mais propenso a realizar a compra de um e-book com receitas de sobremesa, por exemplo.
Otimização de imagens
O SEO para programas de afiliados em e-commerce também envolve imagens, porém o Google só lê letras e códigos. Por isso, é importante otimizar a descrição das imagens para que o Google entenda do que se trata.
Uma dica simples e eficiente é salvar a imagem no seu computador usando a palavra-chave que você pretende ranquear, e depois adicionar uma legenda.
SEO off page
Ao contrário do SEO on page, no SEO off page, os aspectos analisados estão em torno do seu blog ou site. São eles:
Sinais sociais
Os sinais sociais são medidos por meio de compartilhamentos e likes. Quanto maiores forem os seus números, o Google entende que você tem autoridade sobre o assunto, o que contribui para o ranqueamento.
Backlinks e guest posts
Os backlinks são links que direcionam o leitor para o seu site ou blog. Por exemplo, o usuário pode estar acessando um site de culinária renomado e clicar no link da sua receita de torta de morango com ganache de chocolate.
O mesmo acontece com os guest posts. Você pode trocar indicações com sites e blogs do seu nicho, o que beneficia ambas as partes. Portanto, busque parcerias que tenham a ver com seu público e seu conteúdo.
2. CRO (otimização de taxa de conversão)
CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization (otimização de conversão, em tradução literal) e consiste em uma forma estruturada de melhorar o desempenho de um site, aumentando as conversões dentro do tráfego existente na página.
Para isso, existem algumas estratégias que podem ser adotadas. Entre as principais, podemos destacar:
Uso de certificado de segurança
Adicionar um certificado de segurança ao seu site é uma forma de mostrar para o usuário que ele está em uma página confiável e segura.
Provas sociais
Provas sociais proporcionam a sensação de confiança e pertencimento aos visitantes. Alguns exemplos que podem ser usados no seu site, são:
- depoimentos de clientes;
- clientes conhecidos;
- destaques na mídia;
- quantidade de vendas.
3. Copywriting
Por fim, quando falamos em programa de afiliados em e-commerce de sucesso, o copywriting é uma das ferramentas mais valiosas para direcionar o tráfego para sua página.
Basicamente, copywriting é o processo de criação de textos persuasivos (copy) para campanhas de marketing e vendas, como sites, e-mails marketing, landing pages etc.
Envolver seus leitores por meio de conteúdos relevantes aumenta as visitas do seu site e as taxas de conversão. Assim, você consegue alcançar ou até mesmo superar suas metas.
Por isso, independentemente de você ser iniciante ou experiente em copy, é sempre bom aprimorar suas habilidades.
Veja a seguir algumas dicas de fórmulas e técnicas de copywriting que podem ajudar você a criar textos ainda mais persuasivos e atingir os resultados desejados.
Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para começar a usar o copywriting para ter sucesso no seu programa de afiliados em e-commerce é definir seu público alvo.
Isso porque quando você sabe quem quer atingir, será capaz de criar copys realmente eficientes, pois:
- criará uma conexão com seus leitores;
- usará o tom de voz certo para o público em questão;
- fará com que o usuário sinta que o conteúdo foi desenvolvido para ele.
Conte uma história
Contar uma história é uma forma de envolver seu público e atraí-lo para o produto ou serviço que você está vendendo, pois estabelece um vínculo emocional importante e ativa a imaginação do usuário.
Use fatos e estatísticas
Inserir estatísticas ou fatos dentro de uma história é uma forma de trazer mais credibilidade para sua copy, conquistar a confiança do leitor e persuadi-lo com mais facilidade.
Evite parágrafos longos
Um bloco de texto não é nada atrativo para os leitores. Portanto, escreva parágrafos com até quatro linhas para tornar a leitura mais agradável para os visitantes do seu site.
Use verbos de ação
O objetivo de uma copy é fazer o leitor tomar alguma ação. Logo, os versos de ação são indispensáveis. Então, inclua as seguintes palavras nos seus textos:
- cadastre-se;
- participe;
- garanta sua vaga;
- clique aqui;
- faça o download;
- deixe seu like;
- compartilhe etc.
Apelo às emoções
Para que o usuário execute uma das ações listadas acima, primeiro é preciso despertar uma emoção. Afinal, as pessoas são guiadas pelos sentimentos.
Portanto, ainda que seja importante usar fatos e estatísticas para comprovar seu argumento, a conexão emocional é o fator mais importante de uma copy bem-sucedida.
Então, uma boa opção é fazer uso de gatilhos mentais. Entre as alternativas que podem ser usadas estão:
- prova social;
- escassez;
- autoridade;
- urgência;
- reciprocidade etc.
Use palavras de poder
Por fim, usar palavras poderosas é uma forma de aumentar ainda mais o impacto do seu texto sobre o leitor. Algumas delas são:
- agora;
- limitado;
- grátis;
- comprovado etc.
Escolha suas palavras de forma estratégica, de acordo com o gatilho que você deseja despertar, para fazer com que o usuário tome a ação indicada por você.
Leia também: Cinco maneiras de melhorar a produtividade do programa de afiliados
O post Programa de afiliados em e-commerce: como ter sucesso em 2022 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Programa de afiliados em e-commerce: como ter sucesso em 2022. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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