Entra ano, sai ano e uma das questões em que os lojistas mais buscam soluções é em relação ao abandono de carrinho. Trata-se da situação em que o consumidor escolhe produtos que lhe chamam a atenção, mas acaba não finalizando a compra.
De acordo com um estudo da Barilliance (que reúne centenas de pesquisas desde 2006 e foi atualizado em 2020), a taxa média global de abandono de carrinho em lojas virtuais é de 78%, uma taxa altíssima.
São vários os motivos que levam os consumidores ao abandono de carrinho, incluindo:
- Alto valor de frete e entrega, e outros custos inesperados;
- Percepção de falta de segurança ao avançar com a compra;
- Dificuldade de navegação no checkout;
- Falta de opções de formas de pagamento – p.ex., casos onde a pessoa quer parcelar, mas não consegue.
É preciso atacar em várias frentes para diminuir a taxa de abandono
Como os motivos para que muitos consumidores desistam de finalizar suas compras são diversos, é preciso ter em mente que o trabalho para diminuir isso poderá ser extenso.
Além disso, é importante lembrar que cada e-commerce tem a sua particularidade, seus pontos fortes e pontos de melhoria. Um motivo de um abandono de carrinho em um e-commerce pode ser diferente do motivo de outra loja virtual.
Por isso, antes de sair tomando medidas drásticas ou investindo em recursos que prometem resolver o seu problema, é preciso avaliar a fundo o seu e-commerce, fazer uma pesquisa com seus clientes, analisar os dados e montar planos de ação.
Afinal de contas, o problema pode ser tanto o valor do frete como a falta de segurança. Assim, só uma análise mais aprofundada irá revelar as causas raízes e possíveis soluções.
Foque na melhoria da experiência do cliente através de um meio de pagamento diferenciado
Além do tema de abandono do carrinho, muito se fala hoje sobre a experiência do cliente e em como ela tem impacto relevante em suas vendas. Portanto, quando melhoramos a experiência, diminuímos a chance de o consumidor desistir da compra.
Ter opções de formas de pagamento também é um ponto no qual os comerciantes podem focar para melhorar a experiência do cliente e reduzir o abandono de carrinho. Isso porque uma forma de pagamento fácil e simples tem a capacidade de atender a um público maior, além de endereçar outros itens percebidos como impeditivos: falta de segurança no pagamento e checkout complexo.
Sendo assim, ao investir em novas formas de pagamento para o seu e-commerce, tenha em mente que essa opções precisam:
- Oferecer inovação e flexibilidade;
- Ser segura;
- Possuir adesão simplificada; seu uso deve ser fácil!
- Aprovar clientes de forma rápida;
- Ter poucas etapas para confirmar o pagamento.
Uma forma que pode atender a todos esses critérios é o parcelamento via Pix, que empresas no Brasil já oferecem. Com a opção de parcelar, sem juros, sem cartão e sem boleto, o Pix parcelado está ganhando o mercado brasileiro e já é responsável por gerar receita adicional significativa para quem aderiu a essa forma de pagamento.
Ao ter uma opção de pagamento que atenda a mais brasileiros, a experiência do cliente melhora, e a taxa de abandono de carrinho começa a cair. Por isso, pesquise, veja as tendências do mercado e não fique para trás – explore todo potencial do seu e-commerce.
Leia também: Cinco dicas úteis para reduzir o abandono do carrinho no e-commerce
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como evitar abandono de carrinho com meio de pagamento diferenciado. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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