Estratégias para alavancar o resultado do seu e-commerce

Que existem diversas estratégias, ferramentas, dicas e formas inovadoras para buscar um aumento de receita no e-commerce é um fato, mas como empregá-las de forma certeira? Bom, não existe a “receita de bolo” para o sucesso, pois cada estágio de um e-commerce requer uma tática diferente para alcançar a performance desejada.

Por isso, trouxe aqui aquelas que são as mais indicadas por especialistas do mercado, com alguns toques para que você as implemente de forma intuitiva e consiga bons resultados, conquistando ainda mais espaço nesse universo online.

Conheça estratégias indicadas por especialistas do mercado para que você consiga bons resultados no seu e-commerce.

Upsell

Muito se fala em realizar o upsell com os clientes, sendo esta uma prática que tem como objetivo agregar mais valor ao pedido que está sendo efetuado. Assim, conseguimos ofertar um produto dentro do checkout da compra com um atrativo de desconto. É uma estratégia excelente para o seu giro de estoque e potencializa ainda mais o seu ticket médio de compra.

Mas como escolher os produtos para o upsell?

Escolha itens em que você tenha margem para aplicar um bom desconto: ofereça uma porcentagem de desconto realmente atrativa, para que o cliente de fato veja “valor”, pois provavelmente ele irá comparar para ver se realmente está com uma oferta imperdível. Isso irá impulsionar o cliente para que ele aproveite aquela oportunidade.

  • Produtos que podem ser descontinuados: no caso de uma troca de coleção (verão, outono), os produtos que restaram da coleção anterior são ótimos para colocar na ação de upsell, pois podem ser produtos que restam poucas unidades ou com pouca numeração, então consequentemente ajudará no seu giro de estoque.
  • Produtos relacionados de uma mesma categoria: em um e-commerce de artigos eletrônicos, por exemplo, quando houver a venda de um notebook, ofereça produtos relacionados como um mouse, um teclado, e sempre ofereça produtos diferentes.

O intuito é aumentar o ticket médio da compra, fazendo com que ele se interesse e queira levar os dois produtos. Aqui, vale testar as mais variadas possibilidades, colocando vários produtos, para depois estudar aqueles que mais funcionaram e tiveram uma maior rotatividade.

  • Itens que possuem o ticket médio muito baixo: outros produtos oportunos para serem incluídos são aqueles que estão parados no estoque com o ticket médio baixo. Para esses itens específicos, às vezes o investimento neles em mídia não se torna muito rentável por causa do ROAS. Oferecer esse item no checkout através do módulo de upsell é uma ótima opção.

Desconto por URL

Aqui, entra um dos métodos em crescimento no e-commerce, que resolve a dor de cabeça para quando pensamos em oferecer um desconto, mas não temos a possibilidade de fazer uma promoção abrangente no site inteiro.

No desconto por URL é possível gerar um desconto específico, acessado somente por essa URL para fazer um desconto especial para os usuários que vierem somente de uma determinada mídia, sendo possível associá-la a um cupom de desconto e podendo conectá-la a vários canais. Nesse caso, é possível acompanhar e mensurar como isso está fazendo a diferença na sua receita, exatamente por ter a origem em um link específico.

Mas onde posso atuar com esse desconto?

  • Explore ainda mais as mídias pagas: se você já trabalha com anúncios pagos, pode e deve utilizar o desconto por URL nesses canais, pois neles já foi realizado um investimento, e o que se espera é que esses canais tragam uma conversão maior. Portanto, utilizar esse espaço oferecendo um desconto específico para quem acessa sua página através deles é o cenário perfeito para quando não está trazendo o retorno esperado.
  • Escolha um “produto-gatilho”: faça a escolha do produto que você deseja usar para aplicar o desconto e que este seja um gatilho para quem tem interesse em seus itens. É importante pensar que ele pode ser um dos queridinhos do seu público em uma data comemorativa, por exemplo, ou em um lançamento de sua nova linha, pois, além de esse produto ser a sua aposta de conversão, ele pode ser uma porta de entrada para o restante do seu e-commerce.
  • Associar a um cupom de desconto: sendo esta uma forma facilitada de entregar um desconto para seus clientes, aqui você pode aproveitar uma campanha em redes sociais, televisionadas, com influenciadores digitais que estejam propagando o seu produto. Também é possível aproveitar da oportunidade para usar o “clica no link aqui, ou “aponte sua câmera” para que quem acompanha aquela ação possa ser contemplado com um desconto especial, trazendo assim um atrativo a mais.

Assinaturas recorrentes

Sendo um método utilizado por diversos nichos de mercado, como bebidas, cafés, produtos de beleza, livros e outros, a assinatura recorrente pode ser implementada em seu e-commerce para que possa contar com uma receita fixa por parte de seus clientes e fidelizar ainda mais o seu público, para além da compra única e criando o conceito de exclusividade para a sua marca.

Como simplificar e deixar compreensível e atrativa?

  • Curadoria deve ser um dos atrativos principais: escolha a forma como gostaria de ofertar sua assinatura, se de forma surpresa mês a mês, o que irá funcionar para que os clientes conheçam um pouco mais sobre as suas linhas de produtos. Ou com produtos fixos todos os meses, para aqueles que já conhecem e gostam da sua qualidade, sendo possível fazer essa escolha de forma simplificada, para que ele possa receber seus kits com muita comodidade.
  • Ofereça benefícios e descontos exclusivos para assinantes: este é o momento de mostrar a diferença ao fazer parte de um clube por assinatura, pois os descontos em itens para assinantes irão impulsionar o cliente a realizar compras únicas fora do seu prazo de recebimento dos kits. Uma vez que isso acontecer, ele irá lembrar sempre de associar estes de acordo com o tipo de clube que ele escolher, pensando que quanto mais longo (ou com maior valor), melhores descontos ele terá.
  • Experiência modo “prime” para seu assinante: invista em uma experiência diferenciada para quem assina o seu clube, enviando brindes, mimos, revistas, ecobags, até mesmo embalagens diferenciadas, pois aqui entra o fator emocional de receber algo e se sentir parte de um clube privilegiado. É necessário fazer o cliente pensar que está recebendo além daquilo que ele espera.

Fazendo isso, é possível dar uma visibilidade ainda maior para aqueles que ainda não fazem parte terem o desejo de fazê-lo. Aqui, você pode impulsionar o seu cliente para que, no ato do recebimento de seu kit, ele poste fotos nas redes sociais, ajudando muito no engajamento de sua assinatura.

Para além das dicas acima, automatizar essas estratégias em seu e-commerce trará uma facilidade a mais para administrar partes mais complexas, como estoque, pagamentos e envios. Pensar em como escolher produtos, ou até mesmo onde atuar com eles, irá fazer com que o seu fluxo de vendas melhore de forma efetiva, pois o segredo aqui também é deixar tudo isso de forma simplificada e compreensível para o seu cliente.

Existem outros métodos para associar ao seu e-commerce, como recuperação de carrinhos abandonados, e-mails marketing, cupons de ofertas, agências de influenciadores digitais, meios de pagamentos com taxas mais atrativas, mas aqui o intuito era que você conhecesse outras particularidades dessas táticas para implementá-las com mais facilidade em seu dia a dia, de acordo com a sua especialidade e seu segmento.

Leia também: Cross selling: como aplicar a estratégia que aumenta seu ticket médio

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Estratégias para alavancar o resultado do seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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