Lançado em 2016, na China, com o nome de Douyin, o aplicativo de mídia para compartilhar e criar vídeos de curta duração se tornou popular no final de 2017 com o nome TikTok, e rapidamente atingiu o status de fenômeno global.
Desde sua criação, a marca foi a que mais cresceu no mundo, 215%, e também foi reconhecida como a mais popular do planeta no período de pandemia, com número de usuários ativos superando um bilhão mensalmente. O sucesso colocou a ByteDance, dona do TikTok, como a startup mais valiosa de todas, chegando a US$ 350 bilhões e superando a SpaceX de Elon Musk.
O app já faz frente a todo o ecossistema desenvolvido por Mark Zuckerberg, sendo o sexto mais utilizado:
Com um horizonte tão promissor, não é de se estranhar que ele tenha se tornado um canal interessante para os negócios no ambiente digital. Para se ter uma ideia, só em 2021, foram gastos mais de US$ 2,3 bilhões dentro do aplicativo.
Os números também surpreendem no Brasil, país que só perde para a China no total de usuários. São 4,72 milhões de brasileiros que dedicam mais de cinco horas de suas vidas diariamente dentro do canal. A média de tempo gasto dentro do app é a maior do mundo, superando até mesmo o YouTube. E não para por aí, em janeiro de 2020 fomos responsáveis por 10% de todos os downloads do TikTok no mundo, ou seja, aproximadamente 11 milhões em um único mês.
Um futuro de possibilidades
Hoje, as mulheres são maioria dentro do aplicativo, representando 59% do total de usuários. As pesquisas também mostram que 66% do público têm menos de 30 anos, com a maioria entre 16 e 24, indicando uma nova tendência de comportamento dos jovens, que passam a deixar o Instagram e o Facebook gradualmente.
Além disso, uma informação chama a atenção nesse novo cenário: aproximadamente 35% das pessoas que utilizam o TikTok com frequência informaram que estão assistindo menos TV após o uso do app, e 25% do total buscam comprar um produto na internet imediatamente após serem impactados por ele na rede social.
Especificamente no Brasil, 38% dos usuários já compraram alguma coisa após serem ativados por anúncios no TikTok, e 74% deles demonstram interesse nos produtos e serviços oferecidos ali dentro. Os resultados vão além: para 66% deles, a rede foi fundamental na tomada de decisão para a efetivação de uma compra. Além disso, algumas hashtags se destacaram dentro do TikTok em 2021:
- #empreendedorismo: 1.3 bilhão de visualizações
- #empreender: 420 milhões de visualizações
- #empresa: 323 milhões de visualizações
- #pequenosnegocios: 194 milhões de visualizações
- #negocioonline: 82 milhões de visualizações
E você? Já conhecia o aplicativo? Acha que ele pode ser um bom canal de aquisições no seu negócio?
Fontes: Statista, WeAreSocial, BusinessOfApps, App Annie, TikTok, OpinionBox
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O post Geração T: como o TikTok está revolucionando o mercado digital apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Geração T: como o TikTok está revolucionando o mercado digital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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