O que postar no Instagram? Essa é apenas uma das várias dúvidas que habita a cabeça de quem trabalha com vendas na internet ou quer saber como vender pelo Instagram.
Mas por que pensar em conteúdos para postar no Instagram é tão importante?
Mais do que selfies do fim de semana, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios, e criar conteúdos para postar no Instagram permite estreitar os laços com quem acompanha a sua marca.
Segundo o próprio Instagram, 90% das pessoas seguem ao menos alguma marca por lá.
Então se você quer explorar ao máximo o potencial da ferramenta, este artigo é para você. Confira cinco dicas de conteúdos para postar no Instagram e aumentar o engajamento da sua loja virtual.
Já favorite este texto para consultar sempre que estiver sem criatividade. Boa leitura!
Dica 1 – Sempre poste stories
Os stories têm uma posição privilegiada. Como eles ficam fixados no topo do Instagram, não é necessário que a pessoa role a página para ver a sua postagem. Assim que o aplicativo é aberto, a sua história está ali disponível.
Outro ponto importante é que a popularidade dos stories é inegável. De acordo com dados da Opinion Box, 77% dos usuários do Instagram assistem a stories diariamente.
É muita gente, né?
O recomendável é que você faça stories todos os dias, pois eles aumentam a interação das pessoas com o seu perfil.
Vale usar os stickers de enquetes, perguntas e testes para engajar e ganhar seguidores no Instagram.
Dica 2 – Mostre os bastidores da sua loja virtual
Mostrar os bastidores da marca é uma das melhores maneiras de ganhar a confiança das pessoas. O motivo? Essa estratégia reforça que a sua empresa é transparente.
Além de ajudar a criar proximidade entre você e quem compra (ou pretende comprar) na sua loja virtual, conteúdos desse tipo são fáceis de produzir, o que é ótimo para quem tem uma rotina cheia de outras tarefas, né?
Mas quais momentos da rotina você pode postar no Instagram?
Aproveite a rede social para postar no feed ou no story conteúdos exclusivos que mostram a produção de produto, apresente seu negócio e quem está por trás dele ou o momento de embalar e postar encomendas.
Dica 3 – Use memes sobre o seu nicho de vendas
Quem não gosta de um bom meme, hein?
Saber aproveitá-los é a chave para aumentar o engajamento no perfil da sua loja virtual.
Mas antes de tudo é importante conhecer o perfil da sua marca e ter em mente quem é seu público e que tipo de conteúdo essas pessoas consomem.
Não é porque os memes fazem sucesso na internet, que a sua empresa precisa usar. Se a sua audiência não os consome, não faz sentido abrir espaço para isso.
Mas se você notar que é uma estratégia boa, use o que estiver em tendência no momento e pode ser engraçado para as pessoas que seguem o perfil da sua loja virtual.
Foque no seu nicho de atuação e crie algo divertido sobre o que vende, pensando sempre se aquilo faz sentido na realidade do seu público.
O humor pode fazer conteúdos viralizarem!
Dica 4 – Conte histórias e conteúdo feito por pessoas reais
Guarde este conselho: conte histórias!
As pessoas se interessam por histórias: a sua, da sua loja virtual, de quem consome seus produtos e serviços, do seu produto etc.
Conteúdos feitos por pessoas reais e que usam seu produto ou serviço geram um impacto positivo para a marca, já que as pessoas costumam confiar nas informações passadas por outros clientes.
Alguns dos tipos de conteúdos que você pode incentivar de seus clientes são:
- unboxing (quando clientes mostram a abertura da caixa do produto)
- feedbacks
- fotos e vídeos do produto feitos por clientes
Aproveite para contar por que você trabalha com esse nicho de vendas, de onde vem a sua paixão, histórias de fracasso e o que você aprendeu com ela… Criar esse tipo de conteúdo traz valor ao que você oferece.
Dica 5 – Interaja, crie enquetes e conteúdos informativos
A verdade é que as pessoas adoram interagir e falar de si mesmas nas redes sociais. Investir nesse formato ajuda a aumentar o engajamento da sua loja virtual.
E há várias maneiras de explorar o potencial do Instagram, por exemplo:
- perguntar quais conteúdos as pessoas querem acompanhar no seu perfil
- abrir espaço para que tirem suas dúvidas sobre o produto ou marca
- criar caixinha de perguntas e respostas sobre as características ou benefícios do seu produto
Que bom que você chegou até aqui…
Viu só como ainda existem muitas ideias de conteúdos para postar no Instagram que você pode explorar?
Agora que você conhece os benefícios de criar conteúdos para postar no Instagram, que tal usar essas dicas no seu negócio para atrair ainda mais clientes, aumentar suas vendas e o engajamento da sua loja virtual?
Invista nessas pequenas ações e deixe a sua criatividade fluir!
Leia também: Instagram mostra como utilizar o Reels para conectar a marca com o público
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Cinco ideias de conteúdos para postar no Instagram. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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