Em 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics (UA) deixarão de processar novos hits. Todos os sites devem fazer a migração para o Google Analytics 4 de forma bem planejada, para que possam se adequar aos novos recursos da plataforma e ter histórico para comparar dados. A migração do Universal Analytics para o Google Analytics 4 é uma oportunidade para os gerentes de e-commerce revisarem as metas e a configuração de dados atuais da organização. Para facilitar esse processo, aqui estão dez recomendações a serem lembradas para uma transição tranquila e eficiente.
Infelizmente, mudar de UA para GA4 não é tão simples. Por quê? Porque muitos dos elementos mudaram. Por exemplo, no UA, os usuários são rastreados por meio de sessões, e o GA4 é baseado em usuários. E os principais relatórios que você analisará a partir de agora se concentrarão em eventos, não em visualizações de página.
Há muitas mudanças positivas quando se trata de mudar de UA para GA4. Ele apresenta uma grande oportunidade para as empresas reavaliarem sua estratégia de dados atual e identificarem quais dados precisam para rastrear suas metas de negócios.
Para ajudá-lo no processo de migração e garantir que você não perca nada do seu plano, compilamos uma lista de dez recomendações para uma transição bem-sucedida. Elas são baseadas nas migrações que já fizemos e nos aprendizados que obtivemos. Com nossa abordagem em fases e suporte adicional, as equipes passaram a gostar de trabalhar com o GA4 e se tornaram mais orientadas por dados para otimização de resultados.
1. Crie um plano de medição de resultados
Um plano de medição de resultados é um documento que descreve:
- Os objetivos de negócios do seu site;
- Quais táticas você usará para alcançá-los;
- E quais KPIs ajudarão você a medir o seu sucesso.
É crucial partir dos objetivos de negócio para identificar exatamente quais interações com os clientes você deve acompanhar e como deve ajudar na otimização.
Mesmo que você já tenha um plano de medição para UA, sugerimos que este seja o momento perfeito para reavaliá-lo. Como os dados são coletados de forma diferente, não deve funcionar exatamente da mesma forma.
É necessário fazer perguntas como:
- A maneira como você está medindo suas metas é a melhor?
- Os KPIs que você está medindo ainda são os certos?
- As interações que você está medindo ainda são necessárias.
2. Repense a estrutura dos seus eventos
Os eventos desempenham um papel crucial tanto no UA como no GA4. Mas a maneira como como medir mudou drasticamente. Os eventos do UA tinham uma estrutura hierárquica composta por categoria – ação – rótulo. No GA4, os eventos são diferenciados por seus nomes e podem ter vários parâmetros atribuídos a eles. Seu engenheiro de implementação precisará traduzir a estrutura antiga para garantir que seus relatórios futuros sejam significativos.
Idealmente, a nova estrutura deve ser escrita em seu planejamento e na documentação de análise da web para ajudar na implementação e na análise futura.
3. Reestruture seus dados de comércio eletrônico
Se você tem um site de comércio eletrônico, provavelmente está acostumado a revisar seus funis de compras e checkout no Universal Analytics. Você também pode ver quais categorias de produtos são mais populares e como os usuários chegaram à compra.
No GA4, você pode ter acesso a relatórios semelhantes, mas os dados precisam ser configurados de forma diferente. Você precisará de alterações no código e na configuração do GTM. Certifique-se de reestruturar seus dados de comércio eletrônico.
4. Personalize o layout do Google Analytics 4
Quando se trata da interface do usuário, o GA4 e o UA são notavelmente diferentes. Portanto, se você está acostumado a navegar na interface do usuário do UA, o GA4 pode parecer confuso para começar.
Felizmente, o GA4 é feito para flexibilidade e personalização. Mas isso significa que o layout padrão pode não ser o mais eficaz para muitas empresas.
Se você estiver migrando para o GA4, certifique-se de que sua implementação inclua a personalização do layout do GA4 para facilitar a navegação para você e sua equipe. Se isso for bem feito, pode motivar sua equipe a fazer mais análises e explorar as oportunidades por conta própria.
Idealmente, sua personalização deve complementar seu plano de medição e facilitar a identificação de seus KPIs e microconversões. É ótimo incluir também algumas explorações, como visualização de funil para monitorar as principais jornadas dos visitantes do seu site.
Além disso, você deve considerar seriamente exportar seus dados e armazená-los fora do GA4 por meio do BigQuery. Veja mais sobre isso abaixo neste artigo.
5. Ajuste a retenção de dados
Na UA, seus dados foram mantidos indefinidamente. Isso significa que você pode facilmente fazer uma análise ano a ano e acompanhar as tendências de desempenho ao longo de vários anos diretamente na plataforma. As únicas limitações eram os limites de amostragem que muitas vezes exigiam que você juntasse os dados manualmente. Mas pelo menos os dados estavam lá para trabalhar…
No GA4, seus dados são armazenados por apenas dois meses por padrão. Essa é uma limitação considerável, mas há coisas que você pode fazer para reter seus dados por mais tempo.
Em primeiro lugar, você pode ajustar a configuração para 14 meses, pois esse é o máximo disponível no GA4. É uma das primeiras coisas que fazemos ao configurar novas contas do GA4. Essa ação rápida permitirá que você compare seu desempenho com o mesmo período do ano passado. A outra maneira é usar o BigQuery.
6. Exporte dados para o BigQuery e crie painéis no Data Studio ou no Power BI
Existe uma maneira de mitigar o armazenamento por no máximo 14 meses no GA4. Uma grande atualização do UA para o GA4 é que o Google facilita a exportação de seus dados para o BigQuery. Se você não tem certeza do que é o BigQuery: é um data warehouse que pode ser seu espaço central para armazenar todos os seus dados de lugares como Google Analytics, seu CRM e suas plataformas de mídia para que você possa conectar tudo isso e criar uma visão 360° de seus clientes, sem limite máximo de armazenamento.
O BigQuery oferece uma versão gratuita que é suficiente para a maioria das contas de análise. Além disso, você paga conforme o uso, o que também é bastante barato.
Então, o que você faz quando seus dados estão dentro do BigQuery?
Para ajudar suas equipes a tomarem decisões com base em dados, visualize seus dados do BigQuery usando o Data Studio, Power BI ou outra plataforma. Recomendamos construir uma série de painéis onde você pode acompanhar seus KPIs e tendências de longo prazo. Os dashboards podem ser tão básicos ou detalhados quanto você quiser. e você pode criar recursos extras ao longo do tempo.
7. Configure insights de análise
Insights de análise são um novo recurso do GA4 que usa aprendizado de máquina para detectar padrões em seus dados e ajudar você a tomar decisões. Se detectar anomalias indesejadas, você poderá configurá-los para alertá-lo quando surgirem problemas.
Embora os insights não demorem muito tempo e esforço para serem configurados, eles podem fornecer muito valor, ajudando você a identificar problemas rapidamente.
8. Aproveite ao máximo os novos recursos do GA4
Com o GA4, é possível criar audiências baseadas em comportamentos para usar em sua estratégia de mídia. Dessa forma, pode ser feito um acionamento inteligente de target que tem mais propensão à compra, entre outros públicos.
Através do Analysis Hub, é possível também explorar seus dados em profundidade, com consultas personalizadas, filtros e segmentações flexíveis para entender melhor tudo que precisar.
A plataforma tem recursos personalizados que permitem ter uma visão única dos usuários onde eles estiverem, com informações integradas entre sites e apps. Se você quiser saber mais, pode baixar nosso guia sobre os recursos do GA4.
9. Compare com o Universal Analytics
Como o rastreamento mudou fundamentalmente entre UA e GA4, você pode esperar diferenças nas métricas. Algumas métricas podem não ter equivalentes ou simplesmente são medidas de forma diferente.
Planeje um tempo do projeto para monitorar ambas as configurações lado a lado e anote as diferenças para que você possa comunicar as alterações aos outros interessados com confiança. Certifique-se de que sua equipe tenha um processo para rastrear seus KPIs usando o GA4 após a migração.
10. Configure um plano de manutenção
O GA4 ainda é relativamente novo e provavelmente continuará a mudar. Também é provável que você atualize seu site. Isso pode ocorrer em resposta a mudanças nos objetivos de negócios ou à otimização contínua.
Com todas as possíveis alterações envolvidas, você precisa garantir que seus dados continuem a ser precisos, relevantes e bem organizados. Recomendamos fazer revisões regulares dos dados e recursos necessários para otimização. O ideal é ter um cronograma mensal, trimestral e anual, o que dependerá das prioridades do seu negócio e da frequência de otimizações.
Próximas etapas para migrar para o GA4
Falta pouco para o Google encerrar o Universal Analytics. É importante que você inicie a migração com antecedência suficiente para dar à sua equipe tempo suficiente para aprender os fundamentos da nova plataforma e permitir um período em que você possa comparar como os dados são coletados entre as duas plataformas. Se quiser saber mais sobre como se preparar para a mudança para o GA4, acesse nosso artigo.
A migração para o GA4 é um processo que requer planejamento e recursos adequados. É uma ótima oportunidade para que a equipe se torne mais produtiva e orientada por dados ao mesmo tempo. Você pode melhorar sua estratégia de otimização e fazer melhorias para atingir suas metas.
Leia também: Como ficam as empresas com a extinção do Universal Analytics do Google
O post Google Analytics 4: recomendações para uma boa transição apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Google Analytics 4: recomendações para uma boa transição. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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